Facebook aposta em plataforma para unir marcas com influenciadores
Com o marketing de influenciadores em alta, o Facebook está procurando facilitar as relações entre marcas e influenciadores - o que, naturalmente, os ajudará a atrair criadores mais relevantes para a plataforma, além de permitir que as marcas melhorem suas mensagens.
Esta semana, o Facebook está oficialmente lançando sua nova plataforma "Brand Collabs Manager", que destacará os influenciadores relevantes para as marcas e permitirá que eles se conectem. A princípio, a plataforma só estará disponível nos Estados Unidos.
A plataforma, que foi vista pela primeira vez em testes no mês passado, destaca combinações relevantes de influenciadores com base em suas exigências de promoção específicas - como você pode ver na imagem acima, é possível filtrar a listagem por uma série de qualificadores, incluindo aqueles que já gostam de sua marca no Facebook.
Os criadores destacados terão uma porcentagem na miniatura do seu perfil, em relação à sua marca e aos requisitos inseridos, enquanto ele também exibirá o alcance e a categoria do público-alvo deles.
Quando você clicar em um perfil, haverá uma série de informações adicionais sobre esse criador, incluindo detalhes específicos sobre quem ele é, onde ele se baseia, o tipo de conteúdo e o website preferidos.
Os criadores de conteúdo poderão criar perfis específicos do Brand Collab, completos com vídeos de introdução e um kit de mídia (conforme mostrado acima). Para isso, os criadores precisam se inscrever no Brand Collabs Manager e preencher seus detalhes.
As marcas poderão acessar dados das colaborações anteriores das marcas dos usuários, enquanto os criadores também poderão curtir a página de uma marca para aparecer como um parceiro sugerido no futuro.
Essa plataforma é uma boa iniciativa do Facebook e vai de frente com a crescente tendência do marketing de influenciadores. E definitivamente, o marketing de influenciadores está se tornando cada vez mais influente. Nesta semana, a Unilever anunciou que deixaria de trabalhar com qualquer influenciador que tivesse comprado seguidores, um passo importante no desenvolvimento das regras para este tipo de marketing.
Embora as marcas vejam claramente o benefício do marketing de influência - que só deve crescer à medida que os algoritmos colocam mais ênfase no engajamento - elas também precisam saber que estão obtendo um ROI eficaz, o que provavelmente será o próximo grande foco de abordagem. Dessa forma, você pode esperar que as próprias plataformas adicionem novas proteções para eliminar os agentes mal-intencionados - e através do Brand Collabs Manager, o Facebook simplesmente poderá remover usuários questionáveis de suas listas, tornando-a uma ferramenta de negócios mais eficaz e benéfica.
Na verdade, o Facebook precisará fazer isso para garantir que as marcas o vejam como uma opção viável - e permitir que os criadores adicionem seu nome à lista ajudará a facilitar o processo. A capacidade de ver o desempenho passado das colaborações da marca é um bom indicador disso, enquanto o Facebook também detecta e remove mais perfis falsos do que nunca, o que diminuirá o fascínio daqueles que enganaram seu caminho para altas números de seguidores.
Realmente, é um passo natural para o Facebook - e, embora o Facebook não esteja tomando parte de nenhuma parceria organizada por meio da ferramenta, obviamente se beneficiará das campanhas publicitárias subsequentes que estão sendo veiculadas em sua plataforma.
Mas o grande foco aqui são os próprios criadores. Para o Facebook vencer, principalmente em termos de conteúdo de vídeo, é necessário que criadores famosos e populares postem conteúdo no aplicativo. No momento, o modelo de monetização do YouTube é muito mais avançado, dando a ele a liderança em apelo ao criador, mas o Facebook tem muito mais usuários e alcance total do que o YouTube pode oferecer.
Se o Facebook puder dar a esses criadores mais oportunidades de monetizar seu trabalho - e não apenas por meio de anúncios in-stream - isso poderia ajudá-los a reunir mais criadores de conteúdo, aumentando o engajamento e o tempo gasto no aplicativo.
O Brand Collabs Manager está sendo aberto para mais usuários dos Estados Unidos esta semana - você pode descobrir mais e expressar seu interesse em participar aqui.
Post traduzido de Social Media Today.
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